Eu sempre fui um leitor contumaz e fã do estilo crônica. O jornal que meu pai assinava podia trazer estampada a manchete do fim do mundo que eu não estava nem aí. Eu ia direto para a página dos cronistas. Embora costumasse ler muitos autores, nenhum me inspirou tanto quanto aquele que, ao comentar a expansão desenfreada do crédito, foi curto e grosso:
"Quem não deve não tem".
Foi em 1998 que precisei falar e escrever pra valer. Na época era diretor de comunicação e marketing de uma empresa de tecnologia da informação que prestava serviços via Internet, e se eu quisesse escrever sobre algo novel assim precisaria encontrar um referencial. Encontrei alguém que tinha um estilo tão econômico e direto quanto os novos tempos anunciados pela nova mídia, e ainda com a capacidade de prever o futuro. Mais tarde, em 2011, ele previu:
"O PT é, de fato, um partido interessante. Começou com presos políticos e vai terminar com políticos presos".
Como o mercado de sistemas de supply chain management via Web no qual eu atuava era novo, antes de explicar o serviço era preciso traduzir o meio para os não iniciados, isto é, a Internet. Aquele com quem aprendi tinha o estilo ideal: uma linguagem informal, com frases curtas e parágrafos breves, quase uma conversa fiada. "No futuro as empresas serão pontocom ou ponto morto", dizia ele, e traduzia com tamanha economia a situação econômica que chegava a ser cômico. Anos mais tarde ele comentaria com estas palavras o disparate entre os impostos de medicamentos para humanos e animais:
"Se você entrar na farmácia tossindo, paga 34% de imposto; se entrar latindo, paga só 14%".
Sim, você já deve ter percebido que as frases são de Joelmir Beting. Em março de 2006, quando lancei meu canal no Youtube, a TV Barbante, escrevi: "O Joelmir Betting com seus comentários enxutos, inteligentes e bem-humorados, foi a minha inspiração quando comecei a escrever minhas crônicas". Afinal, quem poderia ser mais criativo no uso das novas tecnologias como o Joelmir, flagrado na abertura do Jornal da Band usando o iPad como espelho para se pentear?
Portanto, foi do Joelmir Beting que emprestei meu estilo de cronista, primeiro para escrever sobre temas ligados à Internet e mais tarde para falar de marketing, vendas, comunicação, carreira etc. Joelmir era capaz de traduzir, com inigualável economia de palavras, conceitos econômicos complexos sem inflacionar a mensagem. Um estilo que continuo tentando imitar.
Se consegui? É claro que não. Basta ver com quantas palavras estou tentando escrever uma simples homenagem ao profissional que foi meu referencial e de quem acabo de ler a última notícia: "Joelmir Beting morreu". Mas vou insistir e tentar escrever uma homenagem breve e cheia de significado:
"Obrigado, Joelmir".
Ok, reconheço que não ficou tão bom quanto ele mesmo teria feito. Nem parecido ficou. Se ele estivesse lendo isto talvez usasse da humildade que lhe era característica e construísse uma frase parecida com a que lhe é atribuída para comentar a falácia das estatísticas:
"Se eu como um frango e você come nenhum, ambos comemos, em média, meio frango cada um".
Então ele provavelmente teria dito: "Se eu tenho estilo e o Mario Persona tem nenhum, então eu e ele temos, em média, meio estilo cada um".
Mario Persona é palestrante de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional. Seus serviços, livros, textos e entrevistas podem ser encontrados em www.mariopersona.com.br
© Mario Persona - Quer publicar Mario Persona CAFE em seu blog? Não se esqueça de colocar um link apontando para www.mariopersona.com.br ou clique aqui para obter o código do gadget. Você também pode publicar o texto na íntegra em seu site, blog, jornal ou revista, desde que mantenha os créditos do autor e tenha um link apontando para www.mariopersona.com.br.
Amado Mario, que bom ler esse seu artigo.
ResponderExcluirEu também passei por uma fase assim, rsss me formei em fisioterapia, mas meu desejo sempre foi geriatria, passei por várias áreas e finalizei com auditora hospitalar e gestao hosp, ultimamente estou encarando cardiologia, quem sabe até eu chegar nos meus 50 anos eu me encontre, rsss
Ao profissional Joelmir, vamos com certeza sentir falta dele, nunca o vi como âncora ou jornais de ponta, mas a sua qualidade em expressar com segurança o que pronunciava, com certeza não teremos outro na telinha.
Deixo um abraço fraternal e uma quinta-feira harmoniosa para e sua familia.
Bj
Nicinha
Pois eu gosto muito do seu estilo, Mario Persona!
ResponderExcluirContinue nos presenteando com mais e mais(e eu acompanho os 3 minutos também)!
Que o SENHOR continue contigo!
abraço
excelente, adorei!
ResponderExcluirComo bem sabemos todos temos alguém ou alguns como referências, boas e más, verdade, até com as más referências podemos aprender o que não deve ser feito e como não deve ser feito, mesmo assim há quem não consiga aprender mas... Bem...
ResponderExcluirEstou me formando em marketing e com certeza sua iniciativa através dos livros e da internet tiveram sua participação motivadora e conceitual.
E como ouvi numa palestra de MARKETING com outro alguém que dizia:" NOSSAS ATITUDES SÃO RESULTADOS DE NOSSOS SENTIMENTOS, QUE SÃO RESULTADOS DE NOSSOS PENSAMENTOS, QUE SÃO RESULTADOS, DO QUE VEMOS, OUVIMOS E LEMOS, PORTANTO, NÃO DEIXE QUE JOGUEM LIXO NA SUA MENTE".
SAUDADES DOS GRANDES HOMENS E MULHERES QUE JOGARAM MARAVILHAS EM NOSSAS MENTES !
Um excelente 2013 para você, sua família e para todos nós!
Que Deus continue nos abençoando sempre, aliás, que possamos na maioria das vezes e/ou de preferência sempre, estar abertos às suas bênçãos !!!